Como salvar uma vida relata a história de duas garotas, Mandy e Jill que aparentemente não tem nada em comum. Jill cresceu cercada de cultura e amor por toda parte, ela teve a mãe e o pai, seu melhor amigo, por perto e estudou nas melhores escolas. Enquanto Mandy cresceu vendo a busca incessante da mãe, uma mulher fútil, por um bom marido, que aceitasse não apenas ela, mas também Mandy. As duas passaram por todos os tipos de situação, mas o último namorado da mãe foi a gota d' água.
Observando a vida das duas, é possível perceber um imenso contraste, mas o destino foi cruel com ambas. Jill viu sua vida mudar há dez meses, o pai, seu espelho e quem sempre a entendia, faleceu durante um acidente de carro. Isso devastou não somente ela, mas também a sua mãe e mostrou como as duas são diferentes. Jill que parece não saber como demonstrar o luto, se afastou de todos seus amigos, enquanto para a mãe dela o que não lhe faltava era amor e para demonstrar isso ela decide adotar uma criança.
A mãe de Mandy por sua vez foi totalmente contra sua gravidez, ela fez de tudo para tentar convencer a garota a não ter o bebê. Mas Mandy foi mais forte e decidiu ter a criança, mesmo que não pudesse ficar com ela. E foi procurando em um site de doações abertas, que Mandy e a mãe de Jill começaram a conversar e durante um pequeno espaço de tempo as garotas vão ter que aprender a lidar com as diferenças. Essa relação pode não ser nada fácil, mas talvez mais de uma vida possa ser salva nesse processo.
Demorei muito para ler "Como salvar uma vida", lembro que comprei e apenas ocupei mais um espaço da estante, esqueci completamente do livro até poucos dias. Acho que é difícil descrever o meu arrependimento, deveria ter lido a muito tempo atrás, se tivesse feito isso saberia que a história das duas personagens é doce e triste ao mesmo tempo, uma história sobre recomeçar e sobre aprender a lidar com as surpresas, nem sempre boas, que a vida prepara.
Além disso, a escrita da autora faz com que tudo se torne muito mais real, acho que isso foi o que mais me prendeu ao livro, o jeito que a Sara escreve me lembrou muito ao da Sarah Dessen, minha autora favorita.
O livro é dividido entre os pensamentos da Jill e da Mandy, fato que nos ajuda a conhecer um pouquinho mais das personagens :)
Devo dizer também que estou apaixonada por esta capa, sempre estive, mas depois de ler ganhou mais significado, está sincronia com história.
"Como salvar uma vida" foi uma deliciosa surpresa para mim, gostei muito mais da história do que poderia imaginar. E claro, recomendo sim a leitura. Livro perfeito para ler no inverno! ♥
Alguém aí já leu? Gostou?
Beijo!