sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL - FILME


 Hey galera! Um dos meus livros favoritos se chama "As vantagens de ser invisível" do autor Stephen Chbosky. Até um tempinho atrás ele não era muito conhecido, mas posso afirmar que você provavelmente já ouviu este nome em algum lugar, não é? Bem, isso aconteceu, porque o livro ganhou uma adaptação para o cinema e claro as pessoas finalmente descobriram a história de Charlie e seus amigos, o que convenhamos já estava na hora, né pessoal? Livros com uma história tão boa não podem ficar no anonimato desse jeito haha. Enfim, o livro eu li em 2011, mas a resenha saiu neste ano mesmo, podem brigar comigo, sou muito preguiçosa, mas se você quiser saber mais sobre o livro pode clicar aqui e conferir a resenha, porque agora eu vou mesmo é comentar sobre o filme que eu finalmente consegui assistir \o/


 Para quem já leu "As vantagens de ser invisível" sabe que Charlie é um garoto tímido que acabou de perder seu melhor amigo, ele cometeu suicídio no ano passado, e por isso Charlie passou o verão inteiro apenas com a família. Porém na volta para a escola, Charlie espera não ser tão invisível e pelo menos fazer alguns amigos novos, e ele acaba conseguindo. No primeiro dia as coisas não saem como esperado, ele apenas faz amizade com seu professor de literatura, mas com o tempo ele acaba conhecendo Patrick e sua meia irmã Sam. E é ao lado desses dois que Charlie vai viver as suas primeiras experiências, como a primeira festa, o primeiro baseado, o primeiro beijo e o primeiro amor. Mas Charlie não é apenas um garoto tímido, ele tem algo em seu passado que ninguém pode imaginar, e que ele acha que não deve contar para ninguém, será que a amizade é forte o bastante para mandar os fantasmas do passado de Charlie para longe?


Convenhamos sempre rola sentir um medo e um frio na barriga quando um livro que é tão importante para você ganha uma adaptação para o cinema, afinal, as chances de acontecer um verdadeiro desastre são enormes. Aconteceu comigo na hora em que o filme começou, o medo tomava conta, mas depois de um tempo eu percebi que não precisava mais temer, estava tudo lá, ou quase tudo, mas era como estar nos anos 90 dentro do livro, e isso me deixou muito satisfeita.

No caso da adaptação ter saído muito original e fiel eu acho que tudo se deve ao fato do próprio Stephen Chbosky, o autor do livro ser o diretor do filme. Afinal, seria pouco provável que o cara escreveu o livro tirasse as melhores partes da história. Eu claro, não só aprovei como também espero que Sarah Dessen, Suzanne Collins e todos os outros autores se tornem diretores. hehehe


 Mas claro, também devo dar créditos ao atores, pois com exceção da  Hermione Emma Watson, eu não conhecia nenhum outro. Claro que eu não posso falar muito sobre a interpretação deles, não me sinto em condição de criticar, porque não sou atriz e não sei o que seria um bom ator ou uma boa atriz aos olhos dos críticos, mas se a intenção deles era me convencer, então eles estão de parabéns porque conseguiram. Logan Lerman era o perfeito Charlie, tímido, contido e empolgado com as novas amizades. Emma Watson sempre linda claro, a visão perfeita da Sam. Mas o que me chamou atenção mesmo foi Ezra Miller no papel de Patrick, se eu já gostava do personagem hoje eu gosto muito mais, dei altas risadas em cada cena em que ele apareceu :)

E bem, mesmo achando o filme ótimo, senti muita falta do poema super triste que Charlie recita sem nem mesmo saber quem é o autor, passei o filme inteiro esperando e não acontece. Tudo bem, eu sei que não dá para encaixar tudo em poucas horas, mas aquele poema me marcou tanto :( E bom, outro ponto que precisa ser discutido é o que aconteceu no passado de Charlie, eu não sei se quem não leu o livro conseguiu entender, mas não é um ponto negativo, o que aconteceu está nas entrelinhas então se você for assistir deve prestar bastante atenção.


Enfim, as expectativas eram altas e mesmo assim a adaptação de "As vantagens de ser invisível" conseguiu superá-las. Amei cada cena, cada pequeno momento, Charlie e seus amigos me emocionaram e me fizeram sorrir por diversas vezes. E pode confiar em mim, o filme conseguiu manter a doçura e a melancolia do livro, e isso me deixou muito orgulhosa!
 

E aí já assistiu "As vantagens de ser invisível", o que achou?

Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário