quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

JOGOS VORAZES - SUZANNE COLLINS


Hey galera! No post anterior mostrei para vocês que havia ganhado os livros da Saga Jogos Vorazes \o/ Bem, terminei o primeiro livro ontem e amei tanto mas tanto a história que estava louca pra vir correndo contar um pouquinho dele para vocês, então é isso vou deixar vocês com água na boca haha!



Esqueça o mundo em que vivemos, o planeta que conhecemos não é mais o mesmo, com as guerras que ocorreram e obviamente o aquecimento global este planeta em que vivemos hoje virou uma grande bagunça, e as poucas pessoas que sobreviveram se uniram para formar Panem. Há principio Panem é divida em 13 Distritos e uma Capital, a capital é claro lidera e é muito rica, enquanto as pessoas que estão nos distritos devem seguir regras e são extremamente pobres, mas nem todo mundo concordou com isso. Pelo que se sabe a população do Distrito 13 resolveu se rebelar e lutar contra a Capital, o resultado foi um distrito totalmente destruído e um grande alerta a Capital. Como forma de punição a capital criou Os jogos vorazes, neles dois jovens entres 12 e 18 anos de cada distrito deveriam lutar até a morte em uma arena, o mais cruel nisso é que tudo não passa de um reality show, as tentativas de sobrevivência dos garotos é filmada e cada passo que eles dão é julgada por Panem, a diferença é que as mortes ocorrem de verdade. Tentaram ser mais forte que nós, então vejam seus filhos morrerem, é essa a grande lição da capital!



 Katiniss faz parte deste mundo cheio de injustiça, ela é uma garota do distrito 12 que perdeu o pai muito cedo e com a doença de sua mãe foi ela quem teve que lutar para sustentar a família. Claro não há muito que uma garota possa fazer, principalmente em um dos distritos mais pobres de Panem, e é na extrema dificuldade que ela decide se aventurar na Floresta, lá pelos menos ela pode caçar, oque também é ilegal, mas garante que sua família não morra de fome. Na floresta ela também encontrou Gale, que passava pelas mesma dificuldades e isso os uniu, e até hoje ele são melhores amigos.



Neste ano a competição é a mesma, e Katniss aceita, com revolta mas sem questionar, qual seria a punição que ela receberia se saísse falando por aí  tudo o que pensa? ou pior, o que aconteceria com a pessoa que ela mais ama no mundo sua irmãzinha, Prim. Então no dia da colheita, onde eles irão sortear o nome dos jovens que lutarão, Katniss está convicta que sua irmãzinha não será sorteada, afinal o nome dela foi colocado apenas uma vez no pote, já o seu pelo menos umas vinte. Porém não é bem isso o que acontece, na hora o nome de Prim é sorteado e o mundo de Katniss desaba. Sua irmã pequena,  frágil e tão doce nunca venceria, então Katnis se oferece em seu lugar. Escolhido o tributo feminino agora é hora de escolherem um masculino e com isso o nome de Peeta, o filho do padeiro que ajudou Katniss quando ela já não tinha mais esperança é sorteado. Agora Katniss que sempre se sentiu em divida com Peeta só terá uma escolha, mata-lo para continuar viva. E que os jogos Vorazes comecem!


Dizer que Jogos vorazes é incrivel é pouco, eu adoro ler, mas faz tempo que leio com tanta vontade quando li as páginas que continham a história de Katniss. A ação é claro é o que nos impulsiona a ler uma e mais outra página, mas a vontade de viver e força que Katniss tem é o que dá graça a toda história, ela não está na arena para acabar com outros jovens, ela conhece a verdade, ela sabe que é apenas mais um jogador e que para a Capital quanto para os moradores sem coração de Panem ela não é nada, é apenas ibope, é só o que vai garantir que as pessoas tenham o que comentar na manhã seguinte. mas ela precisa viver, por Prim, e pela injustiça que é tudo aquilo, não desistir é tudo o que ela pode fazer, é a nossa "mocinha" dura na queda que deixa a história emocionante!



Claro também tem romance, aliás é essa a estrategia de sobrevivência de Katniss, só que diferente dela que está confusa e dividida, eu já escolhi de quem gosto mais, e pra mim ela deve ficar com Peeta, o que talvez não aconteça :/ O livro é uma adrenalina só, e nos proporciona momentos tensos e marcantes como o envolvimento de Katniss com Rue, a garotinha mais jovem que está na arena, o envolvimento das duas é muito puro, e garante um dos melhores acontecimentos no livro ;)

É isso galera, Jogos vorazes proporciona momentos de alegria, tristeza e principalmente revolta! E eu espero que vocês gostem tanto quanto eu ;)

Ahh só para lembrar, dia 23 de Março sai a adaptação do livro para os cinemas, eu vou estar na estréia pode ter certeza!

Beijo!

Um comentário:

  1. LOL, Fiquei com vontade louca de ler e realmente parece ser um ótimo livro, BEM diferente de todos os outros que já li \õ/ Quero assistir o filme também *-*

    ResponderExcluir