terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

ROMEU E JULIETA - LIVRO E FILME



Hey galera! Depois de muitos e muitos anos escutando falar sobre um tal de William Shakespeare eu finalmente li uma de suas obras, mas me deixe começar do inicio! Dias atrás eu estava na Livraria Saraiva do shopping aqui da minha cidade e encontrei entre vários clássicos dois pockets do Shakespeare. Pensei por um momento e decidi trazer para casa "Romeu e Julieta" e "A megera domada".


Queria muito descobrir porque as pessoas falavam tanto de "Romeu e Julieta" que decidi que esse seria o primeiro livro do autor que iria ler. Não vou fazer resenha e nem resumo, pois essa é provavelmente a história mais contada de todos os tempos, tenho certeza que você já ouviu em algum lugar por aí. Pois é, Romeu e Julieta é bem conhecida e pra mim merece mesmo toda a fama que tem.

Bom, antes de ler o meu maior receio em relação ao livro era de não entender nada, falando sério, a linguagem que Shakespeare usa é bem antiga e as vezes pode ser de difícil compreensão, eu realmente não sei se todo mundo pensa assim, mas eu pensava. É isso mesmo, eu pensava, porque meus medos acabaram assim que passei da primeira página, para nós jovens pode até parecer complicado, mas não é, isso é só falta de costume!

Pensando dessa forma, ultrapassando a barreira da linguagem e claro instigando aqueles que ainda tem curiosidade eu realmente recomendo o livro para os que buscam uma história de amor doce, pura e trágica. Eu que amo romance e que também adoro um tantinho de drama me apaixonei perdidamente pela história e aposto que vocês também vão gostar!


Mesmo que você não conheça  muito sobre a obra, deve pelo menos ter uma pequena consciência de que Romeu e Julieta já foi muito adaptada, tanto para o cinema quanto para teatros. Aliás, não só esse livro do autor mas outros tantos já passaram pelo cinema e pelo teatro diversas vezes, eu mesma que nunca tinha lido nada do Shakespeare já tinha assistido a pelo menos uma peça dele.

Enfim, tendo uma pequena noção disso, logo depois que terminei de ler sai a procura de uma dessas adaptações para o cinema. Se existe mais alguma eu não sei, mas encontrei duas versões, sendo a primeira de 1968 e a outra de 1996 que é provavelmente a mais famosa, já que tem o Leozito DiCaprio hehe.

Não assisti pela internet, mas marquei para assistir depois quando tivesse mais tempo. Porém andando pelas Americanas, (Lojas Americanas tem filmes ótimos, recomendo!) encontrei essa versão aí, que pensei que nunca encontraria. Fiquei tão feliz que não pensei duas vezes, trouxe para casa!

Considerando que é uma história muito famosa, sendo uma filmagem bem antiga e juntando o fato de ter amado o livro, eu realmente não tinha muitas expectativas, porém fui surpreendida! Essa  versão de 1968 é somente impecável, todas as cenas e falas do livro estão ali. Fiquei em dúvida quanto aos atores, mas logo nas primeiras cenas me deixei levar pela história, ou seja eles convencem mesmo, são fantásticos! Aliás para as meninas nosso Romeu é a cara do Zac Efron e a atriz que interpreta Julieta é ótima, tem um toque de Inocência no rosto que é uma fofura.

Para não dizer que não tem alterações, eu digo que Páris foi praticamente invisível, nem no final ele aparece, mas realmente não senti muita falta não hehe. Bom, eu fiquei muito satisfeita com essa versão, não dava muita coisa por ela e acabei me surpreendendo muito! E sobre a de 1996 eu assisti algumas cenas quando era menor e não gostei tanto, parece que tem várias alterações, e sinceramente prefiro os originais, mas quem sabe não dou uma chance para ele também, a gente nunca sabe quando vai ser surpreendido, não é mesmo?


E é isso, como você pode ver eu amei o livro, fiquei muito satisfeita com o filme e recomendo ambos! E agora, você vai dar uma chance para a triste história de Julieta e seu Romeu?

Beijo!

Um comentário: