sábado, 30 de março de 2013

AQUELE VERÃO - SARAH DESSEN

Aquele verão foi o primeiro livro escrito pela minha autora favorita Sarah Dessen, ele foi lançado em 1996, mas aqui no Brasil o lançamento aconteceu a pouquíssimo tempo, nesse mês ou no anterior, não lembro bem. Eu que não sou boba nem nada garanti o meu bem rapidinho, e comecei a ler deixando de lado vários livros que estavam na frente na minha lista de leituras. Terminei semana passada e já quero compartilhar o que achei do livro com vocês, bora conferir?



O divórcio dos pais foi complicado para Haven, sem querer ela recebeu a noticia ao mesmo tempo que a mãe, sem rodeios, o pai âncora de esportes no jornal local tinha se apaixonado pela mulher do tempo e por isso estava indo embora. O casamento entre o pai e a nova madrasta está próximo e Haven odiava o fato de ter que deixar a mãe para trás, mas seria preciso. Também seria preciso encarar que o casamento de Ashley sua irmã mais velha, estava quase chegando. Ela iria se casar com Lewis, o cara certinho que trabalhava no yogurt Paradise. 

As duas irmãs nunca foram muito próximas, a diferente de cinco anos sempre pesou entre elas. A irmã mais velha sempre foi explosiva, tinha o gênio dramático da mãe, enquanto Haven era mais passiva. Ashley era popular e namorou muitos caras, sua personalidade refletia a do próximo garoto,  e é por isso que Haven sente tanta falta de Sumner.

Ashley namorou Sumner Lee quando estava no ensino médio, ele era divertido, legal com ela, a irmã mais nova e fazia com que a diferença de idade entre as duas desaparecesse. O melhor verão de sua vida aconteceu enquanto Sumner estava presente, seus pais eram felizes juntos, não existia a mulher do tempo, Ashley era legal com ela, e eles passavam noites em claro jogando, aquele verão tinha sido perfeito. Haven tem se prendido a esta lembrança toda vez que tem que encarar a realidade, e tudo que mude essa lembrança tende a ser horrível para ela. Porém agora que Sumner está de volta a cidade, ela vai perceber que as coisas nem sempre foram tão perfeitas e que existia furos bem antes das coisas desmoronarem.

Claro que eu fui com sede ao pote e não me desapontei, mas também não posso dizer que aquele verão seja o melhor livro da Sarah. Devo admitir que esperava mais da nossa protagonista Haven, ela não tem muita personalidade, nem muitas histórias, parece que ainda não começou a viver de verdade, seus problemas são sempre relacionados a família e aos amigos, mas nunca existe um problema com ela. Claro que nem tudo é ruim, a lição de não se prender ao passado, mas deixar que novos fatos aconteçam é bem recebido, afinal sempre dá para a gente viver um próximo verão!

Enfim, acho que Aquele verão é o que a gente pode chamar de um livro simples, não é o melhor e nem pior mas sim feito para entretenimento. E claro temos que levar em consideração que este foi o primeiro livro da autora, e que mesmo não sendo tão bem explorado, a gente ainda consegue perceber que uma grande autora estava surgindo.

E é isso, alguém aí já leu Aquele verão? Vocês gostaram ou esperavam mais?

Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário