domingo, 16 de março de 2014

Faculdade de fotografia


Já faz um tempinho que estou pensando em como escrever esse post, na verdade desde que finalmente me matriculei na faculdade de fotografia, mas eu resolvi esperar um tempo para saber direitinho como são as coisas por lá, e claro, para não deixar nenhuma dúvida caso vocês tenham interesse no curso. 

Bom, já faz umas três ou quatro semanas que minhas aulas começaram e acho que agora posso dizer que já peguei o ritmo das coisas, então acho que essa é uma boa hora para falar sobre a minha faculdade! ^_^ 



Como tudo começou

A minha paixão pela fotografia começou mesmo por volta de 2009, quando passei a acompanhar blogs e sites voltados para o assunto. Nesse ano, eu ainda não tinha nem o básico do básico dos equipamentos necessários para uma foto um tantinho decente por assim dizer, mas eu tinha muita imaginação, então sempre conseguia fazer algo diferente.

Em 2010 eu criei o meu próprio blog, esse aqui que você está lendo, e no comecinho eu pegava fotos emprestadas e fazia os meus posts assim mesmo. Porém foi só em 2011 que bateu a necessidade de fazer posts com as minhas próprias fotos. Nesse ano consegui trocar a minha câmera antiga por uma nova, a que uso até hoje, nada nem perto do semi-profissional, mas que ajuda muito, não posso reclamar! Foi com ela que passei a pegar técnicas e gosto pela arte.

Porém devo ser sincera com vocês e admitir que faculdade de fotografia nunca esteve nos meus planos e acho que é por isso que eu considero um grande presente, sabe? Lembro que depois que sai da escola tentei de tudo: jornalismo, psicologia, nutrição e  designer. Cheguei a conseguir bolsa em Marketing, mas logo percebi que aquilo não era para mim. Foi quando no comecinho desse ano encontrei uma faculdade relativamente perto de casa com o curso, o preço da matricula era favorável e aí não pensei duas vezes, me inscrevi!


O curso

Sobre o curso eu devo ressaltar que é bastante teórico, e acho que todo mundo levou um grande susto com isso. A verdade é que quando você pensa em faculdade de fotografia, já se imagina com uma câmera na mão, fotografando mil lugares diferentes, mas a realidade é outra. Na faculdade os professores querem mesmo é ampliar sua visão e perspetiva de mundo para que seus trabalhos futuramente possam ser de alta qualidade, por isso é normal discutir história em uma aula inteirinha, não se assuste!

Aulas

A grande diferença da faculdade e de uma escola normal são os horários das aulas. Na escola eles misturam as matérias, então em um único dia você pode assistir a cinco aulas diferentes. Na faculdade porém, é apenas uma matéria por dia! Meu dia favorito é Terça - feira em que assisto a aula de História da arte, é tão interessante! ♥

Atividades complementares 

Outra coisa importante também é que durante o curso você deve cumprir certas horas de atividades complementares. Elas variam bastante, entre: assistir à filmes, assistir peças de teatro, visitar museus ou exposições.


E claro uma das coisas mais divertidas de frequentar a faculdade é o fato de conhecer pessoas que amam o mesmo assunto que você! Além disso, algumas pessoas de lá já trabalham na área, o que é muito interessante porque consigo pegar várias dicas com elas :)

É isso, estou tão feliz com essa oportunidade e mais feliz ainda por poder compartilhar isso com vocês. Só tenho que pedir um pouquinho de paciência de quem acompanha o blog, acredite a semana é muito corrida para mim, mas pensem bem, o lado bom é que as fotos do blog ficaram cada vez mais lindas!

Ahh, já estou juntando um dinheirinho para comprar a minha câmera profissional, pesquisei alguns modelos e talvez até o meio do ano eu já esteja com a minha nas mãos, assim espero! hahaha

Beijo!

2 comentários:

  1. Parabéns por essa nova fase!
    Deve ser muito legal aprender mais sobre essa arte que é fotografar:)
    aguardo suas fotografias aqui no blog, sucesso!
    bjbjbj

    ResponderExcluir