domingo, 22 de fevereiro de 2015

Birdman (Ou a inesperada virtude da ignorância)


Hoje a noite acontece uma das maiores premiações do cinema, o Oscar 2015. Eu bem queria dizer que estou muito animada, mas na verdade, embora assista todos os anos pois acho a premiação muito bonita, devo dizer que nunca me baseio em suas indicações na hora de decidir o que devo ou não assistir. Prefiro tirar as minhas próprias conclusões antes, acho que é como ler a resenha de um livro sabe? Eu posso até indicar, mas se você não for tocado pela história de nada vale as minhas palavras.

Por isso devo dizer que não fui ao cinema ver Birdman por este motivo, porém depois que terminei de conferir o longa consegui perceber porque ele foi indicado não em uma, mas em nove categorias da premiação. São elas: Melhor filme, diretor, ator, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, mixagem, edição de som e por fim fotografia ♥

O que quero dizer com tudo isso é: Mesmo que você não se baseie pelas indicações ao Oscar, como é o meu caso, ainda assim deve dar uma chance ao Birdman!

O filme relata a história de Riggan Thomson um ator que ganhou fama após viver nos cinemas o super-herói Birdman. Anos depois ele decide seguir um outro rumo e investi tudo o que tem em uma peça de teatro, sendo ele mesmo o roteirista, diretor e ator. O longa então acompanha Riggan tendo que lidar com as duras criticas, um novo ator, sua própria filha e por fim consigo mesmo.



Acompanhar Riggan e seu próprio jeito de se encontrar é uma viagem, no começo acreditei que ele seria bem temperamental, devido seu gênio forte, mas com o tempo passei a gostar do personagem. Ele por exemplo é um dos personagens mais reais que encontrei, ele tem medo do esquecimento, de nunca ter feito nada de importante e afinal, não somos todos assim? A trama fica ainda mais interessante quando abre espaço para conflitos entre outros personagens, como o da filha de Riggan, que é interpretada pela Emma Stone e também o novo ator vivido por Edward Norton.

Outras duas coisas me chamaram atenção, como o jogo de câmeras nas cenas, por exemplo quando os personagens andam pelos corredores elas me passavam a impressão que eu mesma estava lá seguindo o personagem. Além disso, não deixei de reparar na critica que o filme carrega. Julgar o que você não criou parece mesmo muito fácil.

Recomendo muito o filme, aliás se você vai conferir o Oscar hoje a noite ainda dá tempo de assistir! :)

E aí, quem já está torcendo por Birdman?

Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário