sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Se eu ficar por Gayle Forman


E não é que o desafio de ler um livro por mês está dando certo mesmo? Fiquei muito insegura quando pensei em começar o desafio, pois sei bem como a minha vida é bagunçada e sabia também que ficaria frustrada se abandonasse o que pretendia fazer no meio do caminho. 

Mas a cada livro que leio tenho me animado mais, e acredito que se me esforçar consiga mesmo ler todos os doze livros que estão na lista. O que tenho sentido do desafio é: Sim, eu estou me forçado, mas de certa forma isso é bom, pois tenho uma meta em mente que acaba me estimulando. Além disso, não tenho pretensão de ler rápido nem nada do tipo, apenas preciso ler aquele livro no mês certinho. 

O desafio tem me ajudado também de outras formas, pois, quando você termina um livro automaticamente quer ler outros, e no meu caso, agora não tenho andado sem um livro na bolsa, como antigamente! :)  Como vocês deve imaginar terminei o livro escolhido para o mês de Fevereiro, o "Se eu ficar" da Gayle Forman!



Comprei "Se eu ficar" em Outubro na Bienal do livro que aconteceu aqui em São Paulo. Lembro que foi bem na época em que o filme estava sendo lançado então não consegui encontrá-lo nem no estande da própria editora. Lembro também que estava morrendo de vontade de ler, mas por algum motivo (Porque deve existir um motivo, só não sei qual) acabei encostando o livro na estante!



O livro relata a história de Mia, uma garota apaixonada por música clássica e que mora com os pais e o irmão caçula. Certa manhã como estava nevando muito a escola onde Mia estuda acaba cancelando o dia de aula, e então os planos da família são modificados. Ao invés de uma tipica manhã, eles decidiram visitar alguns amigos, porém no percurso um terrível acidente acontece. 

No inicio a garota não entende muito bem o que realmente está acontecendo, mas quando as coisas começam a ficar mais claras, ela percebe que está vendo tudo de fora de seu próprio corpo. A cena do acidente, seus pais que não reagem, paramédicos e finalmente o corpo dela sendo levado para um hospital. Mia está em estado de coma, e durante esse processo ela vai ter que decidir se realmente quer ficar, ficar com seus avós, com sua melhor amiga e finalmente com Adam, seu namorado, ou simplesmente partir.



Devo admitir que ainda não assisti ao filme (Coisa que farei em breve!) e não me lembro se cheguei a ver o trailer alguma vez, então não sabia muito bem o que esperar do livro, ele era uma surpresa pra mim. Devo admitir que fiquei muito tocada e emocionada com a história de Mia, consegui enxergar a personagem como se ela mesmo fosse a minha melhor amiga. Também consegui me apegar a sua família, seus amigos e principalmente me emocionei muito com a ligação que ela tinha com seu irmãozinho. Sendo assim, o livro me prendeu de certa forma que não conseguia abandoná-lo e cheguei a torcer muito pelo bem dos personagens que amei. 

Sim, eu torci muito, e ainda não sei o que exatamente estava esperando, porém não foi o que aconteceu. No finalzinho do livro a autora não conseguiu me surpreender, deixando a história bem rasa. Fiquei decepcionada com o final do livro, queria mais e a autora não me forneceu. 

Eu poderia muito bem dizer que não foi uma boa leitura, mas estaria sendo hipócrita, pois, amei a narrativa da autora, o jeito conservador de Mia, o romance tímido e significativo, seus personagens secundários, então acredito que ele não seja de todo ruim. 


Sobre o livro físico ele tem uma diagramação lindíssima, e em todas as suas folhas estão presentes notas musicais, o que demostra o amor da personagem pela música. A capa é a mesma do filme, com a Chloe (Eterna personagem de 500 dias com ela) a atriz escolhida para interpretar Mia.

Quero muito assistir ao filme agora e ver como a história ficou nas telona... e também entender porque a Mia é loira, acho que quem leu sabe do que estou falando! ;)

É isso, mais um livro do desafio finalizado, espero que vocês tenham gostado!

E aí, vocês gostaram do livro? E quanto ao filme, recomendam?

Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário